HÉLIO BELTRÂNIO – Arte e desconstrução.

PH Carolina Avi 


“Talvez criar, não seja mais do que lembrar profundamente.” (Rilke)


O artista visual Hélio Beltrânio, vem conquistando um espaço muito forte em um segmento da fotografia não tão usual nacionalmente. 

PH Hélio Beltrânio 


Hélio que é nordestino e veio para São Paulo aos 20 anos de idade, fez graduação em moda pela Faculdade Santa Marcelina e atuou como estilista e fotógrafo fashion por um longo período. Ele relata que nunca se adequou aos métodos ortodoxos acadêmicos que eram utilizados, sempre pensava em algo que ultrapassava as fotos de estúdio, na verdade ele sempre pensou em algo que desconstruisse as fotos realizadas em estúdio.

 Após passar um período longe das fotos de estúdio e de seu trabalho como estilista, Hélio foi contactado pelo grupo de teatro Anatomia do Fauno, onde começou a fotografar o espetáculo sem muitas pretensões, logo foi convidado para participar de uma das cenas onde tinha que se despir, mesmo constrangido aceitou o convite, sua participação foi um grande sucesso, a partir desse período o artista se interessou em fazer fotografias com modelos totalmente sem roupa, algo que ainda é extremamente polêmico em nossa atualidade, apesar de gerar um grande desconforto social, suas fofos vem ganhando cada vez mais vizualizações e abrangência nas redes sociais. Antes Hélio vestia corpos atualmente ele os desconstrói.

PH Hélio Beltrânio

Ao entrar em contato com o artista visual, pude perceber que suas fotos carregam muito do que ele já viveu e vive, suas emoções, histórias, lembranças, vivências, suas percepções. 
PH Hélio Beltrânio


Algo que me deixou intrigado e ao mesmo tempo confortável foi o fato de que Hélio não possui muitas preocupações em racionalizar o porque de suas fotos, o que faz com que tenhamos uma percepção mais subjetiva e abrangente sobre suas obras. 

PH Hélio Beltrânio


Atualmente Hélio segue com seu projeto que se chama Ocitocina e que promete mais uma vez trazer inúmeras provocações. 


Para ter acesso ao trabalho do artista  e para ser fotografado acesse: facebook: https://www.facebook.com/heliobeltraniophotographer, Instagram: https://www.instagram.com/heliobeltranio/Tumblr: http://heliobeltranio.tumblr.com/






Gostaria de agradecer a uma das pessoas mais simpáticas e agradáveis que já estive. 

Victor Fernandez

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s